Brasil precisa valorizar o professor

Dados do MEC confirmam queda na qualidade de ensino em 13 estados

A educação é ovalorização_profissional principal pilar para o desenvolvimento da sociedade e do país. Porém, com uma crise no sistema educacional que vem se alastrando por anos, o Brasil caminha para o inverso. Passa governo e entra governo e nada muda. Em certos momentos temos a impressão de que a educação está cada vez pior.

Em todo o Brasil, assistimos exemplos e mais exemplos dos descasos com os professores e com a educação. Em regiões do norte e nordeste alunos veem professores improvisarem sala de aula de baixo de uma árvore ou até mesmo em um galpões de alguma fazenda para aprender a ler e escrever. Isto nos mostra a omissão com alunos e os educadores.

Apesar desta problemática, o professor supera todas essas barreiras semanalmente pelo amor à profissão, por amarem transmitir conhecimentos para futuras gerações. A categoria dos docentes ao longo dos anos vem sendo desvalorizado de várias formas, com salários precários e condições de trabalho piores ainda.

Maria Rebeca Otera, coordenadora da Unesco no Brasil, acredita que para o desenvolver da educação é preciso valorizar os docentes. “Em muitos países onde a educação funciona bem, é porque o professor é valorizado e respeitado. Aqui no Brasil, infelizmente caminhamos para o inverso”. E conclui “ isso é um aspecto que tem quer prioridade das prioridades, que é o professor. Não há qualidade na educação que não tenha bons professores”.

Trecho retirado do g1.globo.com

É muito comum ver docentes trabalhando em até três turnos diários para uma melhor condição salarial e de vida. A professora Cristina de Jesus adora o que faz, mas afirma: “Eu acho que é demais. Às vezes eu chego em casa à meia noite, acabada e no outro dia tem que acordar cinco e meia. Se não for assim meu salário não dá para suprir minhas necessidades básicas”, explica.

Apesar do o aumento de 13,01%, elevando o piso salarial para R$1.917,78, o Governo precisa oferecer um salário digno para quem educa os filhos de nação. Infelizmente, muitos professores não chegam a recebem o piso estabelecido.

O Estado precisa criar condições necessárias para que a profissão seja exercida nos padrões adequados, e para isso, é preciso unificar ações e projetos dos governos federal, estadual e municipal.

Piora na qualidade de ensino

13

Devido a desvalorização do professor, assistimos a qualidade do ensino ir piorando a cada ano. Isso é o que confirma os dados oficiais do Ministério da Educação (MEC). Do ano de 2013 para cá, houve piora na qualidade de ensino de 13 estados e o desempenho nacional dos alunos e das escolas estão abaixo da meta estipulada do governo.

Por isso é que acreditamos que uma nação forte tem como principal responsável os professores, desde a creche até o ensino superior. Não podemos deixar nossa pais afundar ainda mais nessa crise em que nenhum governante se preocupa. Nosso projeto quer mudar esse cenário, nosso projeto quer professores valorizados e respeitados, para que assim possamos construir uma nação rica em saberes e conhecimentos.

Anúncios

Um comentário sobre “Brasil precisa valorizar o professor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s